sábado, 1 de dezembro de 2007

Pastor luterano abandona sua igreja para se dedicar a Igreja Católica

O pastor luterano Sten Sandmark, da Igreja de Oskarshamn localizada na costa leste da Suécia e frontal a pitoresca Ilha de Gothland, transmitiu verbalmente através dos meios de comunicação suecos e alemães, sua decisão de abandonar a igreja luterana para se “dedicar” exclusivamente a Igreja una, santa, católica e apostólica. O pastor Sten, vem empreendendo há quase 1 (uma) década um caminho espiritual em busca da verdade à respeito da Igreja Católica. As autoridades locais, especialmente o bispo de Estocolmo – o único bispo católico da Suécia –, o havia recebido com certas reservas, lhe explicando inclusive de uma marcha conjunta das igrejas irmãs, com relação ao Cristo universal. Segundo o pastor, o rito atual moderno da missa e a teologia contemporânea, o levaram a tomar uma decisão. “Não podia afastar-se do luteranismo para o encontrar em outra parte” (isto é, dentro da moderna Igreja Católica), declarou esta frase nas redes de televisão e na imprensa.

Em busca da verdadeira Igreja Católica, o rito sagrado da antiga Missa, a adoração ao Santíssimo Sacramento, a veneração da Santíssima Virgem Maria, a teologia tomista, em resumo, tudo quanto foi rechaçado pelo dedicado Lutero e, mais recentemente, pela Igreja (Católica) conciliar. Espero pelo dia em que, face à necessidade de uma peregrinação a UNEC (União dos Países componentes da Europa Católica), o pastor Sandmark falou em sua própria igreja de Oskarshamn aquilo que busca ardentemente: a Santa Missa de sempre (Missa Tridentina). Se comoveu até as lágrimas. A cerimônia oficial do pastor em sua paróquia teve lugar domingo passado dia 30 de julho, no decorrer de uma Missa solene na igreja de San Nicolas Del Chardonnet.

A situação da igreja luterana na Suécia – que são poucas no estado sueco – se encontra cada vez mais tensa. Em outubro de 2005 foi autorizado matrimônio litúrgico entre casais homossexuais. Por outro lado a conduta moral e pública de bispos e “bispas” protestantes são cada vez mais escandalosas (muito dos bispos luteranos da Suécia são mulheres, e diversas delas se dizem lésbicas; um dos bispos de Visby de Gotland, se casou 3 vezes, etc.).

“Tudo isso me obrigou moralmente a sair de uma estrutura na qual não podia aparecer mais como um dos responsáveis”. Sten Sandmark se afasta da igreja luterana para encontrar a fé católica “na sua integridade”, e sobretudo “para salvar a minha alma”. E insiste: “Queremos voltar a partir do ponto de onde Lutero havia desertado, retornando ao caminho deste ponto”.

A seu modo de ver muitas paróquias do país haviam seguido os católicos, até com muitos detalhes litúrgicos no conteúdo da igreja luterana da Suécia, onde a “conversão” ao protestantismo no século XVI (16) havia se tornado assunto político e econômico nas esferas do poder. Após sua declaração, o pastor Sten deseja iniciar estudos no seminário da Fraternidade São Pio X (segue a linha tradicional, fundada por Dom Marcel Lefebvre) a fim de se converter em sacerdote católico e assim poder trabalhar na Suécia, começando por celebrar “a Missa de sempre” (Missa Tradicional)

Que Santa Brígida, padroeira da Suécia e co-padroeira da Europa Cristã, o acompanhe em sua valente jornada e em seu futuro apostolado! (Padre Xavier Beauvais)

Da Revista: Iesus Christus – n° 5 Mayo/Junio - 2006

Mas reservarei em Israel sete mil homens, que não dobrarão os joelhos diante de Baal...” (I Reis 19, 18)

Nenhum comentário: