terça-feira, 8 de janeiro de 2008

HOMENAGEM AOS BONS SACERDOTES

A Venerável Catarina Vannini, em êxtase durante a Santa Missa, via os Anjos a circundarem as mãos do Sacerdote, e sustentá-las no momento da elevação da Hóstia e do Cálice.Poderemos imaginar com que respeito e afecto a Venerável Catarina beijava aquelas mãos?



Santa Edwirges, Rainha, cada manhã assistia a todas as Santas Missas que eram celebradas na Capela da Corte, mostrando-se muito agradecida e reverente para com os Sacerdotes que as tinham celebrado.E beijando-lhes as mãos com muita devoção, fazia com que eles se alimentassem, tratando-os com as mais distintas honras.Ouvia-se como a Rainha exclamava comovida: "Bendito seja quem fez Jesus descer do Céu e O deu a mim!"




S. Pascoal de Baylon era o porteiro do Convento.Todas as vezes que chegava um Sacerdote, o Santo Frade ajoelhava-se e beijava-lhe respeitosamente as duas mãos.Dele foi dito, como de S. Francisco de Assis, "que era devoto das mãos consagradas dos Sacerdotes".Ele julgava-as capazes de deter ao longe os males e de cumular de bens a quem nelas tocasse com veneração, porque são as mãos das quais Jesus se serve.




"Cada vez que virdes um Sacerdote - ensinava o Santo Cura d'Ars - pensai em Jesus".Santa Maria Madalena de Pazzi, de facto, falando de qualquer Sacerdote, costumava dizer: "este Jesus".E é por isso que Santa Catarina de Sena e Santa Teresa de Jesus beijavam a terra onde tivesse passado um Sacerdote.




E, ainda mais, Santa Verónica Giuliane, certo dia, tendo visto o Sacerdote subir pela escada do Mosteiro, para ir levar a Santa Comunhão às enfermas, ajoelhou-se ao pé da escadaria e foi subindo de joelhos pelos degraus, beijando-os um a um e banhando-se com lágrimas de amor...




"Se eu me encontrasse - dizia o Santo Cura d'Ars - com um Sacerdote e com um Anjo, saudaria primeiro o Sacerdote e só depois o Anjo"...Se não tivéssemos o Sacerdote, de nada nos valeria a Paixão e a Morte de Jesus...Para que serviria um escrínio cheio de jóias de ouro, se não houvesse alguém para abri-lo?O Sacerdote é quem tem a chave dos tesouros celestes...




Quem é que faz Jesus descer às puras hóstias?Quem é que coloca Jesus em nossos Sacrários?Quem é que dá Jesus às nossas almas?Quem é que purifica os nossos corações, para que possamos receber a Jesus?É o Sacerdote, e só o Sacerdote.




Ele é o "Ministro do Tabernáculo" (Heb 13, 10); é o "Ministro da Reconciliação" (2 Cor 5, 18); é o "Ministro de Jesus para os Irmãos" (1 Cor 1, 7); é o "Dispensador dos Mistérios Divinos" (1 Cor 4, 1).E quantos episódios não poderiam ser narrados de Sacerdotes heróicos em sacrificarem-se a si mesmos para darem Jesus aos irmãos!Façamos referência a dois deles, entre muitos outros:




Por isso é que o Padre Pio de Pietrelcina dizia:"O Sacerdote: ou é um santo, ou é um demónio".Ou santifica, ou arruína. E que desastre incalculável não provoca o sacerdote que profana a sua vocação com um comportamento indigno, ou que a calca aos pés ao negar o seu estado de consagrado e eleito do Senhor! (Jo 15, 16)




S. João Bosco dizia: "Um Padre, ao Paraíso ou ao Inferno nunca vai sozinho: Vão sempre com ele almas em grande número, ou salvas pelo seu santo Ministério e com o seu bom exemplo; ou perdidas pela sua negligência no incumprimento dos próprios deveres e pelos seus maus exemplos".Rezemos por eles.


Sabe-se que Santa Teresinha, a angélica carmelita, fez a sua última Comunhão, antes de morrer, por esta sublime intenção: Obter a volta de um Sacerdote transviado, que havia renegado a sua vocação.E sabe-se que aquele Sacerdote

morreu arrependido, invocando o nome de Jesus.


Sabemos que há almas, especialmente as virginais, que se ofereceram como vítimas pelos Sacerdotes.São almas predilectas de Jesus, e dum modo absolutamente singular.Mas rezemos nós também, oferecendo também os nossos sacrifícios, por todos os Sacerdotes, pelos que estão em perigo e pelos mais fortes, pelos transviados e pelos já adiantados na perfeição.


De modo particular, todas as vezes que virmos um Sacerdote no Altar, rezemos nós também a Nossa Senhora, com as palavras do Venerável Carlos Jacinto:"Ó querida Nossa Senhora, emprestai o Vosso Coração àquele Sacerdote, a fim de

que ele possa celebrar dignamente".


Rezemos nós também, como Santa Teresinha, para que os Sacerdotes no Altar toquem no Corpo Santíssimo de Jesus com a mesma pureza e delicadeza com que n'Ele tocou Nossa Senhora.Melhor ainda, rezemos para que cada Sacerdote possa fazer como S. Caetano, que se preparava para a celebração da Santa Missa, unindo-se tão intimamente a Maria Santíssima, que dele diziam:"Ele celebra a Santa Missa como se fosse Ela".


E, na verdade, como Nossa Senhora tomou Jesus em Suas mãos em Belém, assim o Sacerdote recebe Jesus em suas mãos na Santa Missa.Como Nossa Senhora ofereceu Jesus Vítima sobre o Calvário, assim o Sacerdote oferece o Cordeiro Imolado no Altar.Como Nossa Senhora deu Jesus à Humanidade, assim o Sacerdote nos dá Jesus na Sagrada Comunhão.



Bem dizia, pois, S. Boaventura:"Cada Sacerdote no Altar deveria ser identificado com Nossa Senhora, porque como por meio d'Ela é que nos foi dado esse Santíssimo Corpo, assim também pelas mãos dele é que Jesus deve ser-nos oferecido".E S. Francisco de Assis dizia que Nossa Senhora representa para todos os Sacerdotes um espelho para a sua santidade, por causa da estreita proximidade que há entre a Encarnação do Verbo no seio de Maria e a Consagração Eucarística entre as mãos dos Sacerdotes.

Aprendamos também nós, na escola dos Santos, a respeitar e a venerar os Sacerdotes, a rezar pela sua santificação e a ajudá-los na sua altíssima Missão.

V/. Virgem Maria, Mãe da Igreja e Rainha do Clero, rogai por nós!

R/. Abençoai os Sacerdotes, e concedei-nos santas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias!

Nenhum comentário: