sábado, 23 de fevereiro de 2008

FAZEI PENITÊNCIA

1 Cor 9, 27: “Trato duramente o meu corpo e reduzo-o à servidão…”.

Prezado católico, iniciamos o tempo da quaresma, tempo de preparação para a Páscoa.
São Leão Magno diz que a Quaresma é:

“Tempo privilegiado para a prática da virtude”.

“Tempo de um serviço mais intenso do Senhor”.

“Tempo favorável à salvação”.

“Tempo propício para o treinamento nas virtudes”.

“Tempo de limpar e enfeitar a casa por dentro”.

“Tempo oportuno para um exame mais atento dos vícios, das doenças e das feridas para lhes aplicar remédio eficaz”.

“Tempo de preparar os caminhos do Senhor”.

O tempo da Quaresma é tempo privilegiado para a prática da penitência; mas deverá ser com amor e com fervor. É importante lembrar de que, depois da oração, o meio mais eficaz de purificar a alma de suas faltas passadas e até mesmo de a prevenir contra as faltas do futuro, é a penitência, como escreve o Bem-aventurado Josemaría Escrivá: “Enterra com a penitência, no fosso profundo que a tua humildade abrir, as tuas negligências, ofensas e pecados. – Assim enterra o lavrador, ao pé da árvore que os produziu, frutos apodrecidos, ramos secos e folhas caducas. E o que era estéril, melhor, o que era prejudicial, contribui eficazmente para uma nova fecundidade. Aprende a tirar das quedas, impulso; da morte, vida”.

Católico, é preciso fazer penitência, não só na quaresma, mas durante todo o ano. Em 1 Cor 9, 27 diz: “Trato duramente o meu corpo e reduzo-o à servidão”. Enquanto estamos nesta vida, ninguém tem a perseverança final assegurada, como está no Concílio de Trento, Decreto De Instificatione, cap. 13: “Ninguém se prometa nada certo com certeza absoluta, ainda que todos devam colocar e pôr no auxílio de Deus a mais firme esperança. Porque Deus, se eles não faltam à Sua graça, como começou a obra boa, assim a acabará ‘operando o querer e o acabar’(Fl 2, 13)”. Nessa luta ascética que, por conseguinte, há de manter todo o homem, o Apóstolo assinala a necessidade da mortificação do próprio corpo e das suas más inclinações.

Em Lc 13, 3 diz: “… Se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo”, isto é, prezado católico, se não fizermos penitência todos pereceremos. São João Maria Vianney escreve: “Tudo se compreende facilmente. Desde que o homem pecou, todos os seus sentidos se rebelaram contra a razão; por conseguinte, se quisermos que a carne esteja submetida ao espírito e à razão, é necessário mortificá-la; se quisermos que o corpo não faça a guerra à alma, é preciso castigá-lo a ele a todos os sentidos; se quisermos ir a Deus, é necessário mortificar a alma com todas as suas potências”.

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Nenhum comentário: