sábado, 23 de fevereiro de 2008

Ode de de Sto André de Creta p/ a Quaresma

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Sto. André de Creta (660-740), monge e bispo Grande Cânone da liturgia ortodoxa para a Quaresma, 1ª ode

"Aqui morro de fome! Vou regressar para casa de meu pai"

Por onde começar a chorar o que fiz ao longo da vida?Quais serão os primeiros acordes desse canto de luto?Concede-me, ó Cristo, o perdão dos meus pecados...

Tal como o oleiro amassando a argila,tu me deste, ó meu Criador, carne e ossos, espírito e vida.Senhor que me criaste, meu juiz e meu Salvador, traz-me hoje de volta para ti.

Ó meu Salvador, diante de ti confesso as minhas faltas.Eu caí sob os golpes do Inimigo.Eis as chagas com que os meus pensamentos assassinos,quais salteadores, mutilaram a minha alma e o meu corpo (Lc 10,20sg).

Eu pequei, ó Salvador, mas sei que amas o homem.É a tua ternura que nos castigae a tua misericórdia é como o fogo.Vês-me chorar e vens a mimtal como o Pai acolhe o filho pródigo.

Desde a juventude, ó meu Salvador, desprezei os teus mandamentos.Passei a vida em paixões e inconsciências.Grito por ti: antes que chegue a morte,salva-me...

Em coisas vãs dissipei o património da minha alma.Não colhi os frutos do fervor e tenho fome.E grito: Pai de ternura, vem a mim,guarda-me na tua misericórdia.

Aquele que os ladrões assaltaram (Lc 10,30sg),sou eu no desvario dos meus pensamentos.Eles atacam-me, ferem-me.Inclina-te sobre mim, Cristo Salvador, e cura-me.

O sacerdote viu-me e afastou-se.O levita viu-me, nu e sofrendo, e passou adiante.Mas tu, Jesus nascido de Maria,tu paras e socorres-me...

Lanço-me a teus pés, Jesus,pequei contra o teu amor.Liberta-me deste fardo pesado demaise, na tua misericórdia, acolhe-me.

Não entres em juizo contra mim, não reveles as minhas acções,não prescrutes motivos e desejos.Mas, na tua compaixão, ó Todo-Poderoso,fecha os olhos às minhas faltas e salva-me.

Eis o tempo do arrependimento. Venho a ti.Liberta-me do pesado fardo dos meus pecadose, na tua ternura, dá-me lágrimas de arrependimento.

Nenhum comentário: