segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Via Crucis


+ Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.



Ave! Ó Cruz, única esperança, do mundo glória e salvação. Aos bons aumenta a graça e aos maus alcança perdão.


Oração Preparatória


Jesus amável Salvador, eis-nos humildemente prostrados a vossos pés, implorando a vossa divina misericórdia sobre nós e sobre as almas dos fiéis defuntos. Dignai-vos dispensar-nos os infinitos méritos de vossa dolorosa Paixão, que agora vamos meditar. Concedei que nesta via de lágrimas e suspiros, a que vamos dar início, que os nossos corações tão manchados pelo pecado se mova a contrição e a penitência, e que possamos aparelhados para sofrer todas as contradições, sofrimentos e humilhações desta vida.



A vós, Mãe de graça, que, abandonada em triste soledade, foste a primeira a percorrer a via-sacra, obtende-nos da Adorável Trindade um piedoso acolhimento destes nossos sentimentos de dor e de caridade, em reparação de tantas injúrias à sua Majestade Soberana.


R. Ó Santa Mãe gravai em meu coração as chagas do Crucificado!



V. Tende piedade de nós Senhor!



R. Que as almas dos fiéis defuntos, por vossa misericórdia, descansem em paz.Amém.

Iª Estação - Jesus é condenado a morte


V. Nós vos adoramos ó Cristo e vos bendizemos:R. Porque pela vossa Santa Cruz remiste o mundo inteiro.Consideremos a admirável submissão de Nosso Senhor quando ouviu pronunciar-se a sentença iníqua, e convençamo-nos de que não foi Pilatos que condenou Jesus a morte, mas todos nós pecadores presentes e do mundo inteiro. Com vivos sentimentos de penitência digamos:

V. A morrer crucificado teu Jesus é condenado por teus crimes pecador, por teus crimes pecador!



R. Pela Virgem dolorosa, vossa mãe tão piedosa, perdoai-me meu Jesus, perdoai-me meu Jesus.

R.Tende piedade de nós Senhor!

Pai Nosso - Ave maria - Glória ao Pai...

IIª Estação - Jesus carrega a Cruz



V. Nós vos adoramos ó Cristo e vos bendizemos:R. Porque pela vossa Santa Cruz remiste o mundo inteiro.




Consideremos com que doçura Nosso Divino Mestre recebeu em seus ombros doloridos e ensangüentados o terrível instrumento de seu suplício. Assim nos quis ensinar a levar a nossa Cruz sem impaciência e murmuração, e a padecer resignadamente os males vindos do Céu ou das criaturas. Digamos:




V. Com a cruz é carregado e do peso acabrunhado. Vai morrer por teu amor.




R. Pela Virgem dolorosa, vossa mãe tão piedosa, perdoai-me meu Jesus, perdoai-me meu Jesus.




R.Tende piedade de nós Senhor!




Pai Nosso - Ave maria - Glória ao Pai...

IIIª Estação - Jesus cai pela primeira vez



V. Nós vos adoramos ó Cristo e vos bendizemos:



R. Porque pela vossa Santa Cruz remiste o mundo inteiro.
Consideremos Jesus a caminho do Calvário. Vejamos como ele caminha com passos cansados e inseguros. Coberto de sangue, vem tão debilitado, que se abate ao peso da Cruz e cai no chão. Digamos:



V. Pela Cruz tão oprimido, cai Jesus desfalecido, pela sua salvação.



R. Pela Virgem dolorosa, vossa mãe tão piedosa, perdoai-me meu Jesus, perdoai-me meu Jesus.



R.Tende piedade de nós Senhor!



Pai Nosso - Ave maria - Glória ao Pai...





Nenhum comentário: